Course info

Course Overview

Situada junto à foz do rio Tejo, a cidade de Lisboa tem sido um lugar de múltiplos encontros culturais e de cruzamento de influências, desde a sua fundação. Através dos séculos, diferentes comunidades étnicas e religiosas coexistiram na cidade, que no século XIII assumiu uma importância que não mais viria a perder. Pessoas de todas as partes do mundo chegaram e partiram de Lisboa. O eco dos seus conhecimentos, experiências e costumes influenciou e deixou marcas na história e cultura portuguesa. Mas Lisboa foi também ponto de partida de muitos portugueses que, movidos por razões de ordem vária,  cruzaram os mares e deixaram sinais da sua presença por todo o mundo. Neste curso vamos focar-nos na história de Lisboa a partir desta perspetiva.

Learning Objectives

Este curso é desenhado utilizando uma abordagem multidisciplinar.  O seu propósito é preparar os que nele participam para compreender e analisar criticamente a multiplicidade de perspetivas relacionadas com a complexa e diversificada dimensão da relação de Lisboa com as pessoas e culturas que a cruzaram ao longo dos séculos. Focar-nos-emos em importantes temas, em diferentes períodos históricos, que demonstram o processo do intersecção de influências no plano cultural, político, social e económico.   

O curso decorre entre 28 de março e 1 de maio, com uma duração total de 5 semanas. A primeira semana é dedicada ao módulo de ambientação. As restantes semanas são repartidas por 4 temas. 

Outcomes

Espera-se que os participantes estudem de forma independente, explorem os recursos, pesquisem e explorem outros materiais relevantes por sua própria iniciativa, realizem as atividades e reflitam sobre as suas experiências de aprendizagem, produzam artefactos (textos, vídeos, apresentações, mapas conceptuais, etc.) que demonstrem a sua compreensão dos temas abordados e a sua competência na aplicação desse conhecimento. Espera-se, igualmente, que interajam com outros participantes do curso e assumam um papel ativo no diálogo em torno dos temas que serão abordados, contribuindo de forma relevante para a criação de conhecimento. Os participantes são responsáveis não apenas pela sua própria aprendizagem mas também de contribuir para uma dinâmica comunidade de aprendizagem.

Course Structure

  • Lesson 1 - Ambientação ao Curso - Boot Camp 2016/03/28
  • Lesson 2 - Roteiro de Aprendizagem do MOOC: Lisboa e o Mar2016/03/28
  • Lesson 3 - Lisboa no séc. XVI: espaço de encontro de culturas numa história global2016/04/04
  • Lesson 4 - Lisboa e o seu porto na Época dos Descobrimentos2016/04/11
  • Lesson 5 - Lisboa e a diáspora cristã nova na Época Moderna2016/04/18
  • Lesson 6 - Lisboa e a geografia do azulejo barroco no espaço atlântico2016/04/25

Teacher

António Teixeira

(coord. do curso)
Professor na Universidade Aberta (Departamento de Educação e Ensino a Distância) e investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D-UAb). É Presidente da EDEN (European Distance and eLearning Network) e Diretor no Ibstpi (International Board of Standards for Training, Performance and Instruction). Realizou a sua formação em Filosofia na Universidade de Lisboa (Mestrado - 1994; Doutoramento - 2003) e em educação online na Universidade de Turku (2004). De 2006 a 2009, desempenhou o cargo de Pró-reitor para a Inovação em Ensino a Distância na Universidade Aberta, tendo sido responsável pela conceção e implementação da estratégia de virtualização da UAb. Tem dirigido investigação em vários projetos com financiamento europeu e americano sobre educação aberta desde 2006 (MORIL, OER-HE, LECH-e, OportUnidad), para além de integrar a Global OER Graduate Network.

Coauthor

Maria do Carmo Teixeira Pinto

(coord. científica do curso e autora de conteúdos científicos)
Professora auxiliar no Departamento de  Ciências Sociais e de Gestão (DCSG) da Universidade Aberta de Portugal (UAb)  e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D-UAb) onde desenvolve investigação sobre avaliação digital (Elearning e avaliação no Ensino Superior- @acess.he), educação aberta e a distância  e competências digitais. Investigadora em vários projetos internacionais entre os quais EL Gate,  EMMA, Home e ECOiMOOCc. Licenciada em História, mestre em Comunicação Educacional Multimédia e doutorada em História. Áreas de interesse: história de Portugal moderna; comunidades cristãs novas; Inquisição.

Coauthor

Lina Morgado

Professora auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), da Universidade Aberta (UAb) e investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) onde desenvolve investigação sobre ambientes e pedagogias emergentes, identidade digital e aprendizagem em rede e Web social na educação aberta e a distância em projetos internacionais.É doutorada em Educação. Coordena e ensina no mestrado em Pedagogia do eLearning (MPeL) e no doutoramento em Educação da UAb. Co-autora do Modelo Pedagógico Virtual© da UAb. Coordenou equipas de inovação no Programa Inovação em Ensino a Distância na UAb, tendo sido responsável pela conceção do modelo de formação e implementação do programa de formação de professores universitários para o eLearning (2007-2011).  

Coauthor

Maria Leal


Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e  pós-graduada em Adults Learning pela Open University do Reino Unido.  Pós-graduada em Pedagogia do eLearning pela UAb. Desenvolve a sua atividade na área da formação de formadores online, inclusão digital  e em contextos de aprendizagem formais e não formais. É consultora nesta área. Foi formadora de professores universitários no âmbito do Programa de Inovação em Educação a Distância da Universidade Aberta portuguesa onde integrou a equipa de formadores especialistas  certificados para o Modelo Pedagógico Virtual©. É tutora da Universidade Aberta [2007-2014]. É investigadora associada do LE@D- Laboratório de Educação a Distância eLearning onde tem participado em projetos nacionais e internacionais na área das competências digitais, formação de formadores online e educação aberta e a distância e ambientes emergentes.

Coauthor

Paulo Oliveira Ramos

(autor conteúdos científicos)
Professor auxiliar da Universidade Aberta e membro do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem-se interessado por domínios como a História Moderna e Contemporânea, os Estudos do Património, a Arqueologia Industrial, a Museologia e a Olisipografia. É autor de vários artigos publicados os em revistas nacionais e estrangeiras.




Coauthor

Ana Paula Avelar

(autora conteúdos científicos)
Professora Associada com Agregação na Universidade Aberta e investigadora integrada no Centro de História d'Aquém e d' Além Mar (CHAM). É autora de vários ensaios e livros na área dos Estudos Asiáticos, da História Moderna e da Expansão, e da Cultura Portuguesa. Destacam -se os livros Fernão Lopes de Castanheda, cronista do governador Nuno da Cunha? (Cosmos, 1999), Visões do Oriente - formas de sentir do Portugal do século XVI (Colibri, 2002), Figurações da Alteridade na cronística da Expansão (Universidade Aberta, 2003), D. João III- O Piedoso (Academia Portuguesa de História, 2009) D. Luísa de Gusmão- A rainha mãe ( Academia Portuguesa da História , 2011).  Leciona em cursos de graduação e de pós-graduação, tendo orientado várias teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. É membro de várias Academias e atualmente prepara a edição crítica da obra completa de Fernão Lopes de Castanheda.

Coauthor

Mª Alexandra Gago da Câmara

(autora conteúdos científicos)
Professora Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DCSG) da Universidade Aberta é doutora em História da Arte e investigadora integrada do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA-Univ. Évora) e investigadora associada do Instituto de História da Arte/IHA/FCSH e do Centro de Investigação e Tecnologia das Artes da Universidade Católica. Entre 2004 e 2007 foi investigadora principal do projeto financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia Azulejo do Século XVIII. Constituição de Repertórios Temáticos e  membro da equipa de investigação do Cliohres.net (Creating Links and Innovative Overviews for a New History Research Agenda of Citizens of a Growing Europe). Colaborou em vários programas de mestrado e doutoramento em universidades portuguesas e é referee de várias revistas. É autora de livros, bem como de vários artigos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras. Áreas de interesse: história da arte moderna portuguesa, azulejaria, artes ornamentais e decorativas, cenografia e história do teatro, história urbana e história da arquitetura, património e  novas tecnologias e humanidades digitais.